Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 042/938 - 27-04-16
REVISTA - JOVENS INFELIZES OU UM HOMEM QUE GRITA NÃO É UM URSO QUE DANÇA

Primeiro longa-metragem do cineasta Thiago B. Mendonça, “Jovens Infelizes ou um Homem que Grita não é um Urso que Dança” foi o grande vencedor da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, recebendo o prêmio do Juri da Crítica da Mostra Aurora. Produzido de forma independente e com um orçamento de apenas 40 mil reais, "Jovens Infelizes" é inspirado em um ensaio do diretor Pier Paolo Pasolini (1922-1955), no qual o autor faz uma crítica contundente aos horizontes fechados pelo fascismo de consumo, que assolava a geração italiana dos anos 70.

Ao longo de seis sequências, narradas cronologicamente do fim para o começo, o filme desconstrói a trajetória artística e política de um grupo de jovens, que intensificam até o limite as relações entre arte e vida. Porém, com o passar do tempo, fica latente a impossibilidade de seu projeto de transformação frente a uma sociedade que, calcada no mercado e no consumo, apresenta-se cada vez mais repressiva e autoritária: um monstro disforme, demolidor de sonhos e utopias. Dentro de uma perspectiva em que o documental invade a narrativa, o filme busca inserir em seu universo ficcional a história do Brasil contemporâneo e seus conflitos. Rodado ao longo da Copa do Mundo de 2014, “Jovens Infelizes” acompanha de forma orgânica os protestos e a violenta repressão da polícia, trazendo reflexões críticas sobre os próprios limites da arte.

Após rodar por diversos festivais nacionais e internacionais com seus premiados curtas-metragens, Thiago B. Mendonça dá sequência a um universo de pesquisa, em torno da marginalização de culturas e horizontes políticos autênticos. “Este é um filme espelho sobre minha geração e suas lutas. Sobre a forma como nos apropriamos da nossa cidade, das suas ruas e espaços. Como sentimos, amamos e lutamos num mundo de horizontes rebaixados”, afirma.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA