Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 026/922 - 09-12-15
REVISTA - SURUÍ AIKEWARA

A cineasta e atriz Célia Maracajá vem realizando o documentário Suruí Aikewara, que narra um tema ainda pouco abordado pela historiografia brasileira que trata dos crimes de tortura por parte das forças armadas brasileiras sobre os povos indígenas.

A história começa quando a Comissão Nacional da Verdade (CNV) recebe de indígenas da etnia Aikewara, também conhecidos como “Suruí do Pará”, um relatório sobre as graves violações de direitos humanos sofridas pela etnia, que afirma ter sido forçada a se envolver com a repressão das Forças Armadas à Guerrilha do Araguaia, na primeira metade da década de 70, no sudeste do Pará. Na avaliação dos Suruí, eles foram tratados como prisioneiros de guerra. Eles afirmam que testemunharam mortes e torturas.

O relatório, produzido ao longo de 2013, foi entregue à Maria Rita Kehl, integrante da CNV responsável por apurar as graves violações de direitos humanos de indígenas e camponeses, pelo vice-cacique Mahu Suruí, pela jovem liderança Winorru Suruí e mais três idosos, vítimas das violações: Api, Tawé e Teriwera Suruí.

O filme demonstra que o caso dos Suruí se destaca pela comprovada participação direta das Forças Armadas nas violações, assim como ocorreu com os Waimiri-Atroari, no Amazonas.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA