Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 023/919 - 18-11-15
REVISTA - A Negação do Brasil

O Brasil é o segundo país do mundo em população negra, sendo superado apenas pela Nigéria. A contribuição dos negros, que por mais de 300 anos foram trazidos da África para cá, foi fundamental para a cultura brasileira. O Revista do Cinema Brasileiro de quarta (18), às 23h30, vai mostrar como a produção artística com o olhar e a estética negra cresce no país. Um trabalho que com o tempo vem ganhando a união de profissionais com o intuito de disseminar a memória e a importância da história dos afro-brasileiros.

No estúdio do Revista do Cinema Brasileiro desta semana, Natália Lage conversa sobre o papel do negro na produção audiovisual brasileira com Joel Zito Araújo, cineasta, pesquisador, escritor e roteirista.

Joel nasceu na cidade de Nanuque (MG), em 1954. Formou-se em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Arte da USP e fez pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema e no departamento de antropologia da University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Começou a carreira dirigindo documentários de curta e média-metragem que mantinham o foco nos problemas da sociedade brasileira. Em 1999, finalizou seu primeiro longa, também um documentário, O Efêmero Estado, União de Jeová, sobre Udelino de Matos, um homem que, nos anos 1950, tentou formar um estado camponês com a população de maioria negra no norte do Espírito Santo. Dois anos depois, lançou A Negação do Brasil, sobre a trajetória do personagem negro nas novelas brasileiras, com impressionante trabalho de pesquisa que deu origem a um livro homônimo. Foi escolhido melhor filme brasileiro do É Tudo Verdade daquele ano, tendo sido também selecionado para vários festivais internacionais. Em 2004, finalizou seu primeiro longa-metragem de ficção, Filhas do Vento, que ganhou oito prêmios no festival de Gramado, entre eles, melhor filme segundo a crítica, melhor diretor, ator e atriz. Na mostra de cinema de Tiradentes, foi escolhido melhor filme pelo público e participou ainda de festivais na Índia, na França, na África do Sul e em Camarões.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA