Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 022/918 - 11-11-15
REVISTA - Vistas e Visões

Vistas e Visões”, o sétimo filme do professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) André Francioli. André conta que rodou o filme sozinho, em fevereiro, na cidade de Cachoeira – BA, lugar de referência nacional para a religiosidade afro-brasileira.

“Cheguei lá com a ideia de filmar ‘vistas’, ao modo do primeiro e primitivo cinema; a tradicional Festa de Iemanjá no rio Paraguaçu, documentada por Geraldo Sarno já nos anos 70 em seu filme Espaço Sagrado; e super big-closes de pessoas em transe, sem saber o que iria resultar disto, que filme estava fazendo. Então descobri, enquanto filmava, que lidava justamente com o próprio conceito de realidade, do realismo cinematográfico no documentário e seus limites. Assim, distanciando-me da abordagem histórica ou da usual perspectiva antropológica para assumir uma mirada mística, documentei com ‘Vistas e Visões’ manifestações religiosas e experiências espirituais do candomblé baiano buscando sublinhar o inenarrável, aquilo que através de um filme não podemos acessar do transe e do saber oculto, através da atitude da câmera e da montagem, de performances ficcionais, manipulações plásticas e intervenções gráficas no espaço-tempo”, diz André.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA