Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 012/908 - 29-08-15
REVISTA - Retratos de Identificação

Em 21 de novembro de 1969, a polícia cercou um aparelho da VAR-Palmares em Lins de Vasconcelos, Rio de Janeiro. Três pessoas foram presas: Antônio Roberto Espinosa, comandante da VAR; Maria Auxiliadora Lara Barcellos, do Grupo de Manutenção; e Chael Charles Schreier, militante da mesma organização. Chael morre sob intensas torturas na PE da Vila Militar.

"Retratos de Identificação, de Anita Leandro, é resultado de uma pesquisa universitária iniciada em 2010 junto aos acervos das agências de repressão brasileiras. O filme, realizado graças a uma parceria entre a UFRJ e a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, traz à tona um conjunto de fotografias de presos políticos até então desconhecidas e que foram produzidas pela polícia durante a ditadura (1964-1985).

Os retratos mostrados no filme foram encontrados nos acervos do DOPS/GB (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro), SNI (Arquivo Nacional) e Superior Tribunal Militar. Além dos arquivos da polícia, o filme reúne o testemunho de dois sobreviventes da guerrilha e arquivos orais provenientes de dois documentários rodados em Santiago do Chile em 1971, com os brasileiros exilados: "Brazil: a Report on Torture", de Saul Landau e Haskel Wexler, e "Não é hora de chorar", de Luiz Alberto Sanz e Pedro Chaskel.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA