Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 009/905 - 08-08-15
REVISTA - O Gigantesco Imã

O longa-metragem O Gigantesco Imã é um passeio pelo universo da obra, pensamento e vida de Evangelista Ignácio de Oliveira, nascido em 1929, em Serra Talhada, Pernambuco. Evangelista é um cientista-inventor informal que aproveita elementos do cotidiano e simplifica as estruturas de funcionamento das máquinas, atribuindo-lhes novas funções.

O filme observa o dia-a-dia do cientista, seu modo de ver o mundo, sua experiência de inventor e suas lembranças. As atitudes de Evangelista influenciaram no surgimento de outros inventores ao seu redor, personagens do documentário, que o auxiliam nas áreas de aviação, serralheria, eletrônica, mecânica e ciências.

“O Gigantesco Imã” é um desdobramento do curta-metragem “O Som da Luz do Trovão”, segundo filme da dupla de diretores e roteiristas Petrônio Lorena e Tiago Scorza, realizado em 2005. O primeiro filme chama-se “Santa Helena em Os Phantasmas da Botija”, 2004, 35mm. A performance do personagem no curta cativou diversas plateias e garantiu trajetória positiva para o filme. O filme reúne imagens em diversos suportes, 35mm, 16mm, Super-8, HD, minidv, registradas durante 10 anos de convívio entre o protagonista e os realizadores, incluindo algumas imagens históricas em Vhs realizadas em 1989, do alto de um ultraleve que foi construído por Enoque Carvalho, discípulo de Evangelista.

“O Gigantesco Imã” é uma produção da Mont Serrat Filmes, Nosotros y Los Demás e Aiuru Filmes. As etapas de pré-produção e produção foram custeadas com recursos dos realizadores, recebendo apoio estrutural através da Prefeitura Municipal de Serra Talhada e do Clube de Dirigentes Lojistas. A finalização contou com o incentivo do IV edital de fomento ao audiovisual do estado de Pernambuco - Funcultura 2010-2011, através da FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e apoio da JODIBE - Grupo empresarial João Duque, através da lei do Audiovisual.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA