Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 008/904 - 01-08-15
REVISTA - GERU

Em seu aniversário de 100 anos, Zé Dias decide confiar sua vida à uma câmera.

Dirigido por Fábio Baldo e Tico Dias, Geru

Daí, tentamos filmar sempre em ordem cronológica”, conta Fábio Baldo. E complementa: “No terceiro ou quarto dia, ele entendeu o jogo e quando achava que tinha errado, pedia pra gente fazer de novo”.

O filme foi rodado ao longo de seis dias. Algumas sequências foram combinadas anteriormente com o personagem e outras surgiram do registro natural do cotidiano. “A partir do momento em que ele tomou confiança, fazia tudo o que a gente tinha combinado. Ou então, a gente ligava a câmera e pedia pra ele agir naturalmente”, revela Fábio Baldo. “Quando você tem 100 anos de idade, perde um pouco os pudores”, acrescenta Tico Dias, explicando que a negociação mais difícil foi com os filhos do idoso, que consideravam algumas sequências invasivas demais. E foi na relação com a indiscrição da câmera que Zé Dias começou a revelar seu cansaço, como expõe Fábio Baldo: “Nas primeiras diárias, ele tinha mais paciência. Depois, começou um processo de impaciência até chegar ao embate dele com a câmera. O filme registra esta dinâmica entre a câmera e o personagem”. Segundo contou Tico Dias, seu avô só verá o resultado dos dias de filmagem em seu próximo aniversário, em dezembro deste ano, quando o filme será mostrado a ele. Seu Zé levou o prêmio de melhor ator do Festival de Brasília.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA