Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 007/903 - 25-07-15
REVISTA - A Batalha da Maria Antônia

A Batalha da Maria Antônia, de Renato Tapajós, conta a história sobre o confronto que opôs alunos da Faculdade de Filosofia da USP e da Universidade Mackenzie em outubro de 1968 na Rua Maria Antônia, a partir de seu próprio ponto de vista, como Tapajós faz questão de salientar, e daqueles com quem pôde dividir esta experiência. Aliás duas experiências, a de viver o conflito contado no filme e o próprio exercício de rememoração dessa história.

Tapajós lembra que quase 50 anos depois, o episódio que terminou com a morte do estudante José Guimarães e com o incêndio do prédio da Faculdade de Filosofia, seria o momento mais adequado para se rememorar tal história, pois haveria tempo suficiente para um distanciamento ao mesmo tempo em que estamos vivendo momentos de discussões sérias sobre a ditadura militar brasileira e sua memória. Como o diretor parece não buscar uma neutralidade, inevitável não imaginar que Tapajós realizou com A Batalha da Maria Antônia, uma homenagem ao comportamento da geração à esquerda no campo de batalha.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA