Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 052/896 - 07-06-14
REVISTA - VENTOS DE VALLS

Ventos de Valls é um ensaio dedicado à infância. As linhas do filme convergem à menina Ana, num enlace de gerações. Seu pai dirige o documentário, nos tempos da câmera, na proposição da viagem. A família Panadés, da qual Ana descende, está reunida, de volta à terra natal catalana após mais de cinquenta anos de imigração para o Brasil. O filme evoca a Guerra Civil Espanhola, a sobrevivência do pós-guerra, os riscos e a coragem de seguir, uma tragédia e a resiliência da vida na lembrança dos cheiros, dos sabores, das melodias e canções, trajetos, medos, alegrias, sensações e distâncias, que insistem e resistem na experiência da criança.

O diretor Pablo Lobato reforça no cinema seu interesse como artista por linhas e formas ao mesmo tempo em que busca uma outra forma de se fazer um filme documental. Para Pablo, trata-se de “cinema observacional”. O projeto de Ventos de Valls nasceu primeiro como vivência da família, antes de ser materializado no cinema. Ao todo foram sete anos de dedicação à recuperação e registro da história.

Ana, uma menina de três anos de idade, acompanha a sua família à Catalunha. É o retorno à terra natal após meio século de distância. Reunidos na pequena cidade de Valls, seis irmãos Panadés relembram a infância numa época conturbada da história espanhola, devastada pela guerra civil e pelas dificuldades do pós-guerra. À atenção da menina surgem paisagens, histórias, antigas fotos, receitas e cantigas de roda. A saga dos Panadés se mistura ao universo da criança.

O documentário “Ventos de Valls”, de Pablo Lobato, foi o longa vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA