Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 048/892 - 10-05-14
REVISTA - EIS AÍ A LAPA

EIS AÍ A LAPA, de Luiz Guimarães de Castro, é um documentário musical que aborda a história do famoso bairro boêmio. O filme traça um painel de seus momentos marcantes até chegar aos dias de hoje quando volta a ser o "ponto maior do mapa" das noites cariocas.

Estão reunidos aproximadamente uma centena de personalidades importantes do Rio de Janeiro, entre jornalistas, historiadores, pesquisadores e os principais músicos, artistas e compositores que participaram intensamente deste processo de revitalização do bairro.

O filme cobre mais de cem anos de história, apresenta cinqüenta músicas que vão de clássicos de Noel Rosa, Mário Lago e Wilson Batista até sambas inéditos feitos para Lapa de hoje por compositores consagrados e por outros desta nova geração que surge no cenário musical carioca.

A história da Lapa boêmia teve seu início nas primeiras décadas do século passado. Por seus bares, cabarés, rendez-vous, pensões, becos e vielas, passaram alguns nomes considerados hoje como grandes expressões da nossa cultura, na literatura, na poesia, nas artes plásticas e, como não podia deixar de ser na música.

Segundo o diretor, a questão que atravessa todo o filme, apresentada nas suas mais diferentes nuances, é a da identidade e a afirmação dessa identidade pela arte. A música, mais do que um elemento, é a razão do filme. Do primeiro ao último minuto o documentário transpira a verdadeira música popular carioca interpretada por uma seleção de músicos e artistas que contribuíram para o ressurgimento do bairro como o grande ponto de encontro de músicos, artistas, jornalistas, intelectuais, políticos e boêmios de todas as camadas sociais, credos e cores.

EIS AÍ A LAPA é um filme essencialmente Carioca, que apresenta nossa cultura, nossa música popular mais genuína e a alegria que reina na noite do bairro que é a maior atração turística/ cultural da Cidade da Maravilhosa.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA