Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 042/886 - 29-03-14
REVISTA - A GENTE

Por vários anos, Aly Muritiba trabalhou numa prisão. Lá ele fez parte da Equipe Alfa. Paralelamente este estudava cinema e assim realizou dois curtas sobre o sistema carcerário. Agora, Muritiba volta a seu antigo trabalho para reencontrar seus colegas e realizar um filme com a Equipe Alfa, que é formada por 28 pessoas, homens e mulheres de origens e formações distintas que fazem a guarda e custódia de cerca de mil criminosos numa penitenciária Brasileira.

O longa A Gente encerra a trilogia de Aly Muritiba sobre o sistema carcerário, retratando o dia a dia de agentes penitenciários. O realizador explicou que a intenção deste mais recente trabalho era dar visibilidade aos agentes prisionais, cujo duro cotidiano profissional é desconhecido por grande parte das pessoas, e mostrar como as amarras da burocracia estatal impedem que esses homens e mulheres consigam exercer suas funções de maneira apropriada. Muritiba revelou também que desempenhou o papel de agente penitenciário durante alguns anos, e que permaneceu nessa ocupação durante o período das filmagens. “Eu saí da cadeia, mas a cadeia não saiu de mim”, comentou sobre a experiência, informando ainda que trabalhou sozinho em longos períodos das gravações, contando com uma equipe reduzida apenas eventualmente.

O produtor Antônio Junior relatou ter conhecido Muritiba quando ambos eram estudantes de Cinema, e ressaltou as afinidades dessa longa parceria. Jefferson Walkiu, protagonista do documentário, sublinhou o fato de que Muritiba procurou não interferir em seu processo de trabalho e abordou a necessidade de se criar políticas de (re)inserção dos ex-detentos na sociedade. O filme que trabalha na fronteira entre o documentário e a ficção, é um lançamento esperado para este ano.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA