Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 033/877 - 25-01-14
REVISTA - PLANO B

O documentário Plano B, dos diretores Getsemane Silva e Santiago Dellape, resgata a construção da Cidade de Brasília sob o olhar da censura. A cidade planejada e erguida em apenas três anos, no meio do nada, tinha de ser diferente. A capital do país não poderia ter as mesmas características de cidades problemáticas do resto do Brasil. Esta foi uma das razões pelas quais o projeto do Plano Piloto não incluiu o desenvolvimento de periferias urbanas para os pobres, típicas de uma grande metrópole. Entretanto, antes de sua inauguração, em 1960, as políticas públicas já haviam criado deliberadamente uma periferia empobrecida de cidades-satélites.

Essa realidade foi captada e denunciada pelas lentes do diretor Joaquim Pedro de Andrade – um dos grandes nomes do Cinema Novo brasileiro – que, em 1967, lançou o documentário Contradições de Uma Cidade Nova, censurado pelos próprios patrocinadores. Seu “crime” foi mostrar a contradição entre os subúrbios escondidos de Brasília, onde moravam os reais construtores da cidade – pedreiros, marceneiros e pintores – e o projeto modernista de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O filme, que teve exibição única e passou 40 anos no esquecimento, no entanto, reaparece e se mostra incrivelmente atual.

Contradições de Uma Cidade Nova ganhará nova vida em Plano B, documentário de Getsemane Silva e Santiago Dellape com patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura). Nele, o espectador encontrará pistas que levarão a compreender mais a censura e o desaparecimento da cópia original do filme, o porquê de a vanguarda modernista não ter chegado aos subúrbios da capital federal, e se ainda há ousadia para fazer isso hoje.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA