Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 027/871 - 14-12-13
REVISTA - Dyonélio

Em uma produção que se utiliza das linguagens da ficção e da não-ficção, Jaime Lerner se propõe a explorar possíveis contradições acerca de Dyonélio Machado, grande e pouco lido escritor gaúcho.

O filme procura esclarecer quem foi Dyonélio — escritor, psiquiatra, político e jornalista. Autor premiado e aclamado pela crítica em seu romance de estréia, Os Ratos (1935), ou um escritor maldito que por mais de 20 anos não encontrara editor para seus textos? Seria Dyonélio um republicano amigo do poder ou um comunista perseguido, preso e cassado por suas idéias políticas? O romance Os Ratos, de Dyonélio Machado, é um dos mais influentes da segunda geração do modernismo no Brasil, tendo conquistado o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. O segundo romance do autor, “O Louco do Cati”, no entanto, jogou-o no ostracismo editorial. Como médico, Dyonélio foi um dos precursores da psicanálise no Rio Grande do Sul. Como jornalista, um dos fundadores da Associação Rio Grandense de Imprensa. Militante, perseguido e preso político, Dyonélio se elegeu deputado estadual pelo PCB em 1947.

Dyonélio é composto de três partes apresentadas ao espectador de maneira intercalada. Numa delas, o ator Clemente Viscaíno interpreta o escritor tendo suas atividades políticas questionadas por um investigador (Carlos Cunha) e, diante dele, recordando passagens de sua vida. Nas outras duas, Leonardo Machado lê trechos de Os Ratos e Déborah Finocchiaro, de O Louco do Cati, enquanto o espectador vê imagens documentais de paisagens (atuais) representativas daquilo que se está ouvindo. É a ficção (de Dyonélio) ganhando ares de documentário e o real sendo recriado em um universo ficcional.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA