Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 016/860 - 28-09-13
REVISTA - O Ultimo Romance de Balzac

No filme O último romance de Balzac, o diretor Geraldo Sarno faz uma referência ao processo de criação artística do escritor francês a partir de um romance psicografado por um médium brasileiro.

Segundo Sarno é um documentário ficcional que conta a história de Waldo Vieira, médium espírita que trabalhava próximo a Chico Xavier, psicografa o romance Cristo Espera por Ti, supostamente ditado pelo espírito do escritor francês Honoré de Balzac (1799-1850).

Muitos anos depois, o livro cai nas mãos do psicólogo Osmar Ramos Filho, que lhe dedica vários anos de estudos. A partir dessa pesquisa, Osmar levanta uma interpretação original do romance A Pele de Onagro (La Peau de Chagrin). Em meio ao depoimento, o filme encena A Pele de Onagro em forma de cinema mudo. É o retrato de um Fausto moderno, o artista que se confronta com o suicídio na medida em que se convence que a realização da obra de arte o leva à morte. A arte mata o artista, um tema caro a Balzac.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA