Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 014/858 - 14-09-13
REVISTA - RUA APERANA, 52

Bressane é com certeza um dos principais nomes no cinema brasileiro, com uma grande produção nos últimos 40 anos sobre personagens históricos e literários, trilhando um caminho de reinterpretação de mundos alheios, exteriores à sua própria existência, numa constante experimentação de linguagem. Mas pela primeira vez, ele se aproxima de sua própria história no filme Rua Aperana, 52, através do qual descreve a invenção de uma paisagem, a topologia de um canto do Rio de Janeiro, onde durante muito anos ele viveu intimamente e cinematograficamente.

Rua Aperana, 52 consiste em uma série de fotografias tiradas entre 1909 e 1955, entre outros, com imagens de seus pais e dos arredores do endereço usado como um título. O Filme faz ainda uma releitura de cenas de filmes do próprio diretor, feitos entre 1957 e 2005, elevando o total de tempo fictício do filme para quase um século daquela paisagem, uma estrada sinuosa da paisagem tipicamente carioca, que significa "caminho errado".
Rua Aperana 52 é autobiográfico, já que é uma paisagem da juventude de Bressane, mas também não é assim, é mais uma mitologia rica em subjetividades de um lugar visto por todos esses filmes e fotografias. Bressane se refere à sua montagem como uma forma intuitiva de pensar, que visa evocar estados de espírito e fazem do espectador uma testemunha da paisagem imaginária. A ficção sobre a ficção.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA