Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 011/855 - 24-08-13
REVISTA - Orlando Orfei

Quem foi criança nos anos 80 no Rio de Janeiro com certeza vai lembrar de Orlando Orfei. O Circo durante anos ocupou o espaço da Praça Onze para a alegria da garotada. Apostando na memória de uma geração, Sylas Andrade está realizando o documentário Orlando Orfei.

Com música de BNegão, o filme está sendo finalizado e deve ser lançado ainda em 2013.
Orlando Orfei, O Homem do Circo Vivo, é um filme que desvenda a trajetória apaixonante do homem que deu a vida pelo circo, construindo em baixo da lona uma história de amor e afeto entre Itália e Brasil. O casamento de dois povos personificados na figura do maior domador de feras que o mundo já conheceu.

Orlando pertence a quinta geração de circenses da família Orfei. Nasceu em 1920, em RIVA Del Garda, na Itália e aos 5 anos estreava como assistente de palhaço no circo do pai.
Depois de palhaço e acrobata Orlando descobriu-se domador. Em pouco tempo desenvolveu um método de domar os animais, baseado no afeto, que o transformou no maior domador de feras que o mundo conhece. No inicio dos anos sessenta já era considerado o grande nome do circo na Itália e o maior representante da dinastia dos Orfeis.

Mas Orlando fez muito mais. Ao chegar ao Brasil, pais que divide o coração desse italiano, fez fama e fortuna. Instalou-se no Rio de Janeiro fez aqui a base para as suas atividades no Brasil. Rodou o pais de norte a sul, fez marketing de seus espetáculos e tornou-se conhecido no Brasil inteiro. Em 1985 o circo fez uma turnê por toda a América do Sul numa viagem que durou 4 anos e marcou a história do circo.

A partir dos anos 90 uma sucessão de incidentes fizeram o domador recolher o chicote. A morte de Frederico Orfei, o sobrinho que estava sendo preparado para sucedê-lo, o fechamento do Tivoli Parque e a proibição dos animais em espetáculos circenses, abalaram as estruturas física e psíquica do domador. Em 2008 o circo de Orlando Orfei, montado pela última vez em Belford Roxo, no Rio encerrou definitivamente as atividades. Orlando Orfei hoje recebe esta bela homenagem que rememora seus grandes anos do circo que fez a alegria de muita gente.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA