Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 009/853 - 10-08-13
REVISTA - Série de Animação no Brasil – Tromba Trem

Quem disse que o Brasil não produz série de animação? O Anima Mundi talvez tenha sido o maior responsável pela divulgação do que é uma animação, de que seu público é formado também pelos adultos, embora muitas sejam também para crianças, e que há muito tempo era necessário o incentivo à produção brasileira. A partir das oficinas do Anima Mundi, de suas mostras competitivas ou não, muitos talentos vieram a tona no cenário Brasileiro. Não foi diferente com Zé Brandão, que atualmente desenvolve os projetos do Copa Studio, uma produtora brasileira especializada em animação 2D. Seu maior projeto no momento é uma série de animação para TV, o Tromba Trem, criado e dirigida pelo Zé Brandão e exibida na TV Cultura.

Pra quem ainda não viu o primeiro episódio do Tromba Trem: Gajah, o elefante sem memória, caiu de um misterioso dirigível no meio do cerrado brasileiro, onde conheceu Duda, a hiperativa e solitária tamanduá vegetariana. Ambos conheceram uma colônia de cupins comandada por uma rainha que de tanto acreditar que sua espécie veio de outro planeta, reformou um trem a vapor para chegar à Varginha, onde a nave-mãe desceria levando todo mundo de volta pra casa. Gajah e Duda embarcam na viagem dos cupins, dando início das aventuras do Tromba Trem, a primeira temporada teve 13 episódios. Foi um dos 2 projetos de animação vencedores do AnimaTV - um programa do Governo Brasileiro, TV Brasil e TV Cultura - que visa estimular a produção de séries de animação no Brasil.

O Revista do Cinema esteve visitando o Copa Studio e teve o prazer de conversar com toda a equipe do Tromba Trem, que falam do processo de realização de uma série, desde a concepção das idéias, à criação do roteiro, Storyboard, palhetas de cores, personagens, cenários, sons e vozes dos personagens, tudo o que é necessário para dar vida há uma animação. Tromba trem aposta no contexto cultural brasileiro, fazendo com que as crianças acompanhem a história através do olhar de um animal exótico para nós, o elefante, mas ao mesmo tempo tão familiar ao mundo todo. Assim ele, que não lembra o que e quem ele é, descobre todo um novo mundo, ao mesmo tempo que o apresenta para as crianças. Assim elas vivem com Gajah as aventuras pelos ecossistemas brasileiros e porque não, mundo à fora.

Com tudo isso a animação brasileira e o público em geral só tem a ganhar, pois não é só brasileiro que quer ver o que os outros fazem, mas eles, sejam quem for, estão de olho no que está acontecendo por aqui. Enquanto isso, só esperamos que projetos como o Anima Mundi se multipliquem!


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA