Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 004/848 - 06-07-13
REVISTA - Sobre Fotógrafos

Sob Luz e Sombras “passeia pela vida e pelo ofício de José Mendonça Goes, fotógrafo que há mais de duas décadas dedica-se exclusivamente a retratar o nu feminino sempre em P&B e num processo totalmente analógico”. Esta é pelo menos a ideia que a sinopse do filme nos sugere. Seu diretor, é um estreante à frente de um longa metragem, ainda jovem mas experiente como diretor de fotografia, já com muitas passagens pelo cinema e principalmente a TV.

Talvez seja natural que um fotógrafo, especialmente em seu primeiro filme, venha a dedicar-se a outro fotógrafo, pois é com o olhar do outro que aprendemos a olhar diferente e J.M., com seus 66 anos, há 20 se dedicando a este estilo, é um fotógrafo bem peculiar, especialmente para os dias de hoje: só fotografa com câmeras analógicas e com filme preto e branco e ainda realiza todo o processo de laboratório, ao todo já registrou mais de 300 modelos e realizou diversas exposições. Mas como não fosse suficiente, o filme vai mais longe. “Ele é construído pensando o fazer cinematográfico”, afirma Julio, um formato de documentário que busca fugir das influências da TV e do jornalismo.

Não há entrevistas, a ação acontece no tempo que se faz necessário, nem lento, nem rápido, mas num tempo que se articula com as ações de quem está sendo retratado. Julio estabelece com J.M. a mesma relação que o fotógrafo tem com sua modelos, de confiança e respeito. Não há uma trama, apenas o jogo dos desejos: de ser fotografada (as modelos), de fotografar (o fotógrafo) e o de filmar (o diretor). A busca dos dois é comum. É o encontro de duas gerações que de modos diferentes compreendem muito bem o exercício de transformar o mero registro em linguagem. É um documentário feito para a tela grande, que como muito poucos merece ser projetado e visto no cinema.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA