Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 002/846A - 15-06-13
REVISTA - Iara, Ícone da Militância Brasileira

“É um filme Ivestigativo”, afirma Mariana Pamplona, que em parceira do marido Flávio Frederico, dirige o ducumentário “Em Busca de Iara”, retratando a vida e as circunstâncias da morte de Iara Lavelberg (1944-1971), mito da militância política brasileira e companheira do guerrilheiro Carlos Lamarca, viveu intensamente, morreu aos 27, encantou e intrigou a muitos.

Segundo Flávio Frederico, ele e Mariana partem da idéia que uma versão de suicido para um militante político na época da ditadura brasileira seria, no mínimo, desconfiável. E para quem realmente conhecia Iara, sua família em especial, não conseguia acreditar que ela havia se matado. Dessa forma o filme retrata os últimos momentos da vida de Iara, sua militância política e momentos em família.

Filha de Rosa Iavelberg, que estava grávida de três meses quando soube da morte da irmã, Mariana contou que seus pais não lhe deram o sobrenome Iavelberg por temerem que isso lhe causasse problemas no futuro. Tendo hoje a tia como "uma heroína", foram sete anos para produzir o documentário, acompanhando a trajetória da roteirista e figurinista Mariana na busca dos passos de sua tia, ao mesmo tempo em que apresenta conversas com ex-guerrilheiros, amigos e familiares. Em Busca de Iara é um retrato íntimo e humano da mulher que virou símbolo da militância política no Brasil.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA