Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 003/847 - 29-06-13
REVISTA - JOÃO DO RIO no CINEMA

João do Rio talvez tenha sido aquele que melhor observou as formas de se vivenciar a cidade do Rio de Janeiro do início do século XX, tornou-se o mais lido cronista de seu tempo. Seu livro, “Memórias de um Rato de Hotel”, está sendo adaptado para o cinema através pela diretora Mini Kerti e o produtor Flavio R. Tambellini. A história é baseada numa série de entrevistas feitas entre 1911 e 1912 com Arthur Antunes Maciel, o Doutor Antonio, vulgo mais conhecido desse ladrão sedutor que fez sua fama assaltando quartos de hotéis no Rio de Janeiro daquela época.

Um larápio diferente, de métodos pouco convencionais. Para roubar, Doutor Antonio (Vladimir Brichta) não usava da força, mas do gênio. Tampouco carregava um revólver, apenas sua habilidade de observar, assim como o próprio João do Rio, que alias também pode ser considerado “muitos num só”, já que João do Rio é na verdade João Paulo Alberto Coelho Barreto. Doutor Antônio não queria apenas dinheiro, mas despertar simpatia. Registrava-se com nome falso num hotel e passava dias observando a movimentação até escolher suas vítimas. Tinha tantas identidades que já nem se lembrava mais quem era.

Ser ‘muitos homens num só’, expressão que virou o título do filme, era parte fundamental de seu sucesso profissional. Até que um dia ele encontrou Eva (Alice Braga) e sentiu uma paixão arrebatadora, daquelas que não aceitam mentiras. Para Eva, Doutor Antônio simbolizava os seus desejos, ela não queria apenas ele, mas também ser como ele. Ser livre para observar e amar. Mas para ficarem juntos seria necessário que toda essa “magia” fosse desconstruída.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA