Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 001/845 - 08-06-13
REVISTA - Apresentação Natália Lage + Igor Cotrim: muito + que cinema

Atriz Natália Lage é a nova apresentadora do Revista do Cinema Brasileiro

Programa estreia nova temporada com mais espaço para todos os tipos de produções audiovisuais

Depois de Júlia Lemmertz e Maria Luisa Mendonça, chegou a vez da atriz Natália Lage fazer as honras da casa do programa Revista do Cinema Brasileiro, que em 2013 completa 18 anos no ar. Nesta nova temporada, prevista para iniciar em junho, muito mais do que falar sobre cinema, o programa vai abrir espaço para todas as formas de produção audiovisual. A partir de agora, também estarão em destaque matérias sobre web séries, videoclipes, games, videoarte, séries de TV, DVDs, conteúdo para celular, TV aberta e fechada. “Estou achando o maior barato essa nova experiência”, comenta Natália. “É um programa de qualidade, que eu sempre acompanhei e agora vou ter a oportunidade de apresentá-lo e ainda entrevistar pessoas com as quais eu trabalho nos sets”.

E tem ainda mais novidades na equipe. O também ator Igor Cotrim será o novo repórter on, ou seja, aparecerá no vídeo durante as matérias e terá a oportunidade de interagir com a apresentadora, fazendo as vezes de apresentador de externas. O crítico de cinema e DJ Marcelo Janot surge como um dos ‘colunistas convidados’. Ele é o primeiro colaborador confirmado para a função, que terá outros nomes se revezando ao longo das semanas. Pedro Salomão passa a assinar o roteiro e Marcos Ribeiro é o novo diretor do programa, que tem a direção-geral de Marco Altberg, idealizador do Revista. “Escolhemos a Natália por ser um rosto jovem. O programa será exibido mais cedo, na faixa das 19h30 de sábado, e este é o perfil do público neste horário”, observa Ribeiro.

A nova temporada contará com 52 episódios de 26 minutos divididos em dois blocos e outros 52 interprogramas com um minuto de duração, que serão exibidos durante a programação da TV Brasil. “Estes interprogramas nos permitirão trazer ao público mais pautas factuais, como as coberturas de festivais, enquanto no programa tradicional vamos dar mais espaço para reportagens produzidas nos sets”, adianta Altberg.

Histórico: Com um total de 844 programas inéditos veiculados nesses 18 anos em que está no ar, a série de programas Revista do Cinema Brasileiro leva ao público matérias sobre o melhor do audiovisual em diferentes plataformas: dos filmes feitos para internet à videoarte e da telinha do celular às salas de cinema. As matérias sobre cinema são voltadas para os filmes de curta, média e longa-metragem, de todas as tendências e gêneros. Já as pautas sobre TV têm ênfase na produção independente e de qualidade para a TV e nas possibilidades de novos formatos e outras iniciativas inovadoras para a televisão. Nas Novas Mídias, os temas são a produção de conteúdo e sua universalização e as intervenções dos espectadores pela internet e celular de todos os cantos do país.

O programa entrou no ar quando nada havia sobre o nosso cinema na televisão, tendo recebido em sua origem o apoio da então TVE (1995), hoje TV Brasil, em conjunto com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Riofilme, e posteriormente do Canal Brasil (1998) e da TV Cultura de São Paulo. Desde a chamada retomada do cinema brasileiro, o Revista levou ao espectador de TV o gosto pelo nosso cinema, formando público, dando conta de praticamente tudo o que acontece no cinema nacional. O programa fez uma radiografia de projetos, noticiou filmes em produção, calendário de lançamentos, tratou das políticas públicas para o setor, mapeando a produção audiovisual brasileira, criando um arquivo da memória do cinema brasileiro contemporâneo e prestando significativo serviço ao próprio cinema e aos seus espectadores, admiradores, pesquisadores e profissionais, testemunhando, registrando e dando repercussão ao desenvolvimento do nosso audiovisual.

O Revista do Cinema Brasileiro vai ao ar na TV Brasil, todos os sábados, às 22h00.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA