Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 109/819R - 18-05-13
REVISTA - MENTIRAS SINCERAS NOS INTERESSAM

A arte começa no realizador e termina em seu espectador, independente de qual seja. O processo dos meios é o mais importante, porque nele há a mutação dos envolvidos, ao conversarmos com Pedro Asbeg, documentarista, diretor e produtor de dezenas de curtas-metragens e agora, em seu primeiro longa, Mentiras Sinceras, percebemos o movimento inteligente de se deixar levar, acontecer pela ocasião, pelo o objeto de captação de suas lentes.

Mentiras Sinceras é um olhar curioso do processo dos atores da peça Mente Mentira , de Sam Shepard, dirigido por Paulo de Moraes. O que nos ajuda a entender um pouco mais o dia-a-dia dos atores e seus caminhos para acharem seus personagens, é a forma como Asbeg conduz a câmera, sendo um olhar sensível e construtor de uma belíssima narrativa. Durante as filmagens de um documentário, o diretor pode descobrir personagens ou histórias mais interessantes que as que foram planejadas originalmente.

O que nos leva a acreditar que quando ele grava na rua ou em locais públicos isso fatalmente acontece. Mas quando se tem um grupo de atores que já estão conectados com seu trabalho e em um local completamente manipulado, controlado por parte da equipe, tem se a impressão de facilidade. Mas não, o aprofundamento dos personagens, acaba por refletir na obra de Asbeg, que soube se colocar no meio de profissionais que assim como ele, criavam e achavam em suas tentativas uma narrativa própria.

Se o realizador achava um novo personagem que poderia acrescentar algo ao caminho trilhado, nada mais natural que incluí-lo de forma humana, revelando suas emoções. Mas tudo com muita delicadeza e sempre procurando se aproximar e ganhar a confiança daquelas pessoas. Nunca estabelecendo uma falsa proximidade ou simulação de estado emocional. É dessa forma que Asbeg-cineasta se revela Asbeg-humano e apaixonado pelo seu ofício. Conclusão essa da necessidade da verdade através da câmera, que tanto nos conta o próprio.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA