Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 101/811R - 16-02-13
REVISTA - A Fantástica Visita a um Set de Primeira Mão

Ao visitar o set de As Fantásticas Aventuras de Um Capitão, filme adaptado da estória do singular Jorge Amado, produzido pela Total Filmes e dirigido pelo genial Marcos Jorge (Estômago, 2009), tivemos contato com o set dos sonhos. Digo dos sonhos, por que para aqueles que não trabalham no meio, mas têm interesse em saber como é, para um diretor que passa doze horas de trabalho contínuos criando e pensando onde colocar a câmera, ter acesso aos cenários planejados em tempo de montagem, ou em intervalos de almoço, é um luxo. E digo, Marcos Jorge merece.

Fizemos contato, e como produção, fomos direto à fonte: o diretor. A partir desse primeiro e-mail, muito educadamente e de pronto, Marcos nos abriu o set à visitação. Lógico que nesse trâmite entra Walkíria (Total Filmes), produtora de garra e muito cuidadosa com seus projetos. Caímos num set com muitos figurantes, num dia com diversos atores importantes para trama e por conseqüência, para nossa matéria. Por incrível que pareça, as pessoas mais acessíveis, foram as já citadas. Normalmente essas funções estão tão atoladas que não conseguem dar uma palavra. Estranho o que relato? Explico: Marcos Jorge e Walkíria não estavam à toa, estavam realmente bastante atarefados, mas se colocaram disponíveis, nos receberam com muito carinho e entendem a necessidade do espectador assíduo do nosso cinema em conhecer os meandros e as técnicas do que se passa ao realizar um filme.

Os cenários são muito bem construídos e com uma dificuldade à parte, são reproduzidos duas vezes, pois para quem ainda não leu a obra de Jorge Amado, as situações são revividas por duas óticas. O que torna o filme mais caro e mais complexo, mas lhes garanto, mesmo sem ter visto o resultado final, é de muito bom gosto, cheio de detalhes e muitos efeitos. Afinal não é um escritor qualquer, não é mesmo?

Tivemos o prazer inenarrável de entrevistar atores como Maurício Gonçalves, Márcio Garcia, entre outros... Mas, é impossível escrever um pequeno parecer do que se sucedeu, sem citar o genial e, pra nossa surpresa, hilário, ator Joaquim de Almeida. Diversão e curiosidades garantidas para nossos espectadores, e a vontade gigantesca de fazer parte de uma filmagem como aquela. Vocês verão imagens que certificarão a vinda de um grande filme, com muito bom gosto, e ouso dizer, genial e generoso como é seu diretor e sua produtora.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA