Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 134/844 - 26-01-13
REVISTA - Olhares Entre Si

Em Busca de um Lugar Comum é um filme sobre o desejo de novos olhares. Um olhar pra favela e um olhar a partir da favela, comum e estrangeiro. Mas o que haveria de particular e que agrega estes olhares? E como o audiovisual embarca nesta história? O filme nasce então da idéia de levar turistas para conhecer a favela carioca, o que implica um olhar para esta favela, na maioria das vezes a Rocinha. O Rio deixa de ser por alguns momentos praia, Corcovado e bondinhos, e passa a existir para o olhar estrangeiro, na maioria das vezes, pois é o “gringo” que busca a visão deste outro Rio de Janeiro, uma descoberta do morro com sua paisagem humana e arquitetônica mais próxima e ainda da paisagem natural invertida, pois a favela que era parte da imagem da zona sul carioca é agora o principal ponto de partida do olhar. Mas essa busca é por outro lado motivada por uma forma de perceber a cidade que só a favela possui.

Mas também não é qualquer favela, se é que ainda podemos chamar a Rocinha de favela, não por questões politicamente corretas, mas verdadeiramente por se tratar de uma cidade dentro de outra cidade. Há muito a Rocinha é vista e vê.

Dessa forma, essa busca demonstra uma interessante percepção do diretor Fellipe Mussel, um certo senso de oportunidade próprio do documentarista, que se insere e com isso coloca o cinema em meio em aos olhares curiosos, das múltiplas formas de câmeras e celulares estrangeiros que vêem e se vêem nesta então inexplorada cena de diálogos audiovisuais.

Não é a primeira vez que o cinema chega à Rocinha, nem mesmo é a primeira vez que podemos perceber o que a rocinha enxerga, mas com certeza é muito inusitada a própria percepção das trocas de olhares, dos diálogos entre os simultâneos olhares. Um olhar que ainda nos faltava.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA