Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 134/844 - 26-01-13
REVISTA - BLOG: A CULTURA CARIOCA SOB NOVO OLHAR

No final de 2012, Sérgio Sá Leitão, Diretor da RioFilme desde 2008, assumiu também a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e foi o convidado do Revista do Cinema Brasileiro para uma conversa com a atriz e apresentadora Maria Luisa Mendonça sobre os planos das duas instituições municipais para o audiovisual carioca para 2013.

Jornalista de 45 anos, Sá Leitão foi repórter, editor e colunista, já publicou cinco livros, produziu e apresentou programas de rádio, colaborou com diversos jornais e revistas e fez roteiros de comerciais de TV, mas apesar de sua especialidade ser o audiovisual, como Secretário tem o objetivo de trabalhar para a pluralidade cultural e artística da cidade, com foco para a economia criativa, revitalização cultural do Porto do Rio, a cidade das artes e a transparência do fomento à cultura através dos editais, tendo como referência o modelo de gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura (2003-2008), no qual desempenhou a função de Chefe de Gabinete.

Já o principal foco da Riofilme, que atua como uma agência de desenvolvimento sem fins lucrativos, é hoje a democratização do acesso e às obras audiovisuais, inclusive, nos próprios cinemas da cidade. Pois os valores autos do ingresso dos cinemas representam um sinal real de exclusão social, grande parte da população ainda não pode desfrutar dos meios audiovisuais. Apesar das políticas públicas relacionadas com o desenvolvimento audiovisual no Brasil ainda estarem muito incipientes, a RioFilme tem sido um caso bem sucedido de investimento público neste domínio que é estratégico para nossa economia brasileira.

Dessa forma, o cinema carioca, que em 2012 foi responsável por mais de 90% da renda gerada por produções nacionais, pode ser compreendido aqui como uma forma pontual, um exemplo que vem dando resultados importantes em meio a toda uma pluralidade artística e cultural que a cidade do Rio é capaz de produzir e que vem sendo o foco de políticas públicas de produção e acesso para a população.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA