Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 125/835 - 18-11-12
REVISTA - RADIOGRAFIA NEGRA

Paulo Paim, único negro no Senado Federal, não mediu esforços para sancionar a lei do “Estatuto da Igualdade Racial” no Congresso Nacional. Paim foi o autor do projeto original que demorou quase uma década para ser aprovado.

Reeleito vereador, José de Paula Neto _ conhecido como Netinho de Paula __ começou a trabalhar aos sete anos de idade, como vendedor de doces numa estação de trem na Grande São Paulo. De lá para cá, virou cantor de sucesso, apresentador disputado por emissoras de TV e político respeitado por membros de partidos antes descrentes da força do negro na urna.

Descendente de africanos escravizados, Miúda dos Santos é uma das mais expressivas ativistas quilombola do país. Em sua luta pelo favorecimento do povo e da cultura negra, disputa incessantemente o direito às terras de um antigo quilombo, território hoje pertencente a uma empresa gigante do ramo de celulose no estado do Espírito Santo.

Paim, Netinho e Miúda, e suas histórias de vida tão distintas e tão semelhantes ao mesmo tempo, são os elementos que costuram o filme “Raça”, do cineasta brasileiro Joel Zito e da documentarista norte-americana Megan Mylan. Em foco o debate racial e as questões que envolvem a batalha pela igualdade no Brasil. Amigos há mais de uma década Zito e Megan sempre quiseram rodar um longa juntos, mas compromissos profissionais e pessoas adiavam o projeto. Em 2005 resolveram arrumar arregaçar as mangas e dar início ao projeto que só foi finalizado em 2011. Cada personagem foi acompanhado por cerca de três anos, tudo para que a radiografia sobre a condição do negro na sociedade fosse o mais atual e verdadeira possível.

Em depoimento ao Revista do Cinema, Zito e Magen ressaltam que ao longo dos quase sete anos de produção do filme muita coisa mudou, para melhor e para pior, mas que o grande mérito do projeto foi registrar a conquista de espaço e o reconhecimento da força de um povo tão rechaçado pela história e pela sociedade.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA