Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 116/826 - 15-09-12
REVISTA - Terra à vista

Essa semana o Revista do Cinema Brasileiro foi até o Festival Brasileiro de Cinema Universitário para se alimentar do novo, do que vem por aí, e não é que em seu sua 17ª edição o festival continua surpreendendo? Para aqueles que não conhecem o evento lança um olhar sobre os estudantes de cinema e a forma que surgem linguagens. Promove a discussão entre realizadores, estudantes (claro), educadores e críticos, movimento esse, importantíssimo diante do passado e do futuro do nosso mercado audiovisual.

O intercâmbio de experiências proporcionado vai além das terras tupiniquins, alcançando à América Latina e a Europa. Conversando com Eduardo Valente, um dos coordenadores do Festival, a impressão é que não há fronteiras quando seu intuito é a troca. Muitos participantes vêm ao Brasil para acompanhar as modificações que a tecnologia e a ciência do cinema proporcionam quase que diariamente.

Entrevistamos dois estudantes/realizadores que tinham seus filmes dentro da competição: Jardel Tambani, vindo sul, em seu documentário “Ausência”, retrata uma dor pessoal que o levou a buscar sua própria essência, e Vitor Medeiros, que em sua ficção “X-Tudo”, leva o espectador por caminhos sensoriais, fazendo-o pensar e assim reagir à imagem.

O que impressiona e acaba criando um elo de ligação entre os dois filmes é que seus realizadores acreditavam na narrativa de suas obras, fato esse que os levou a procurar as inscrições do FBCU, como é conhecido o Festival em questão. Buscaram entregar aos olhos ávidos por inovação, suas imagens e sua forma de abordar não só seus objetos de criação, mas como também outros realizadores e suas opiniões. É nesse viés que o Festival se faz promessa contínua, sua árvore dá frutos valiosos. Parcerias são achadas, linguagens estudadas, o que faz dele ponto de partida para melhores oportunidades no nosso cinema.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA