Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 113/823 - 25-08-12
REVISTA - 10 Anos da Darcy

Um lugar de encontros para aqueles que desejam aprender e fazer cinema no Brasil. Assim é possível sintetizar o que é a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, que completa em 2012 de 10 anos de formações de novos técnicos e cineastas. De 2002 até hoje já passaram pela escola mais de três mil alunos, vindos de todas as regiões do país e também de muitos outros países do mundo, a exemplo de Juliette Yu-Ming, de Singapura, que através da escola vem realizando o curta metragem A Volta. Juliette conta que veio apenas conhecer o Rio de Janeiro, mas resolveu ficar e encontrou na Escola de Cinema Darcy Ribeiro “um lugar de incentivo à criatividade na produção de cinema”.

Para a diretora e fundadora da Escola.

Com professores como Flávio Tambellini, Ruy Guerra, Aluízio Abranches, entre outros importantes nomes do cinema brasileiro e, evidente, do próprio ensino do cinema, a escola reconhece a importância de uma diversidade nas características do professores. Tambelinni, um dos maiores produtores e diretores do cinema atual, fala da motivação dos alunos: “as pessoas vêm aqui pra fazer cinema. A escola possibilita o encontro e da a oportunidade para as pessoas realizarem projetos, nos quais todos se ajudam, resgatando uma forma de se fazer cinema no Brasil que vinha se perdendo”.

Dessa foram especialistas do setor foram convidados para desenvolver o Programa de Formação dos Cursos Regulares da Darcy, como é conhecida. O projeto piloto foi o de Dramaturgia que iniciou o Curso de Roteiro sob a coordenação do roteirista Jorge Duran em 2002. Atualmente existem mais dois núcleos: Direção Cinematográfica: ficção e documentário e de Montagem e Edição de Imagem e Som. A Escola também oferece um programa de Oficinas Livres. São cursos de curta duração, em áreas complementares aos Cursos Regulares e atende a demandas específicas do setor audiovisual. E mais uma vez quem ganha com isso é o cinema brasileiro, pois como disse uma vez o próprio Darcy Ribeiro: “O cinema é realidade organizada segundo um gosto determinado”.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA