Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 106/816 - 07-07-12
REVISTA - Formando Públicos

Contribuir para a formação de novos públicos para o cinema brasileiro é um dos principais objetivos do projeto Curta Na Escola. Segundo o produtor Julio Worcman o Curta na Escola é um complemento pedagógico do Portal Porta Curtas, que desde 2002, com patrocínio da Petrobras, funciona como uma importante janela de divulgação e exibição, gratuita, da produção de curtas metragens realizadas no Brasil. A partir desta janela, vários professores espontaneamente passaram a utilizar os filmes nas escolas, chamando a atenção para o potencial de um projeto que ainda existia somente no papel. Foi então convidada uma equipe de pedagogos que criaram projetos educativos para o uso do curta metragem como material didático nas escolas públicas brasileiras. O Curta Na Escola passou então a oferecer uma grande parte do acervo do Porta Curtas, escolhidos de acordo com critérios escolares, acompanhados de propostas pedagógicas sistemáticas, para serem utilizadas nas salas de aula.

Os professores e escolas podem se inscrever para utilizarem os projetos e os filmes gratuitamente, ou mesmo desenvolverem seus próprios projetos, o que é muito comum, e seus resultados são relatados pelos próprios professores no site do Curta Na Escola. Para Júlio Worcman, o que mais contribuiu para a viabilização do projeto foi, primeiramente, a alta qualidade técnica dos filmes brasileiros; o tempo de duração de um curta metragem, pois é possível exibir um filme inteiro no limite do tempo escolar; e o próprio fato dos filmes serem brasileiros ainda contribui para uma maior compreensão e representação das diversidades do país. Já existem escolas cadastradas em todas as regiões brasileiras, além de uma rede de informações e um banco de dados pedagógico que a cada dia é alimentado por diferentes experiências, o aluno tem a oportunidade de conhecer mais sobre o próprio cinema brasileiro, o que pode ser uma grande ferramenta para a formação de um maior e mais exigente público do cinema brasileiro.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA