Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 105/815 - 30-06-12
REVISTA - A MULHER NO CINEMA

Elena Soarez é uma das maiores roteiristas do nosso atual cinema, se em alguns segundos ao jogar seu nome nas redes vemos filmes escritos por ela, como Desafinados, Eu Tu Eles, e seu mais recente, Cadeira do Pai, em segundos vemos o quanto inventiva, contemporânea e inteligente é a artista da qual me refiro. Assim, dessa forma, convoco os espectadores do Revista do Cinema Brasileiro a conhecer (para os que a desconhecem) e a relembrar (para aqueles que já se deleitaram ao conhecê-la).

Mulher forte, mãe, esposa de cineasta, Elena mostra o poder da imaginação, da leitura, da paixão pelo ofício. O que nos remete a uma profissão que durante anos foi exclusiva do universo masculino. Assim como o próprio cinema, onde a maioria esmagadora foi, e digo foi, porque isso faz parte do passado, de homens. A autora nos conta como se identifica e se entrega à busca de suas estórias. Quando o assunto é adaptação, como podemos exemplificar com seu atual projeto (a adaptação de “Leite Derramado” de Chico Buarque, livro peculiar e de difícil transposição para as telas), não há quem diga que essa roteirista não seja capaz de nos presentear com carinho e afinco nos estudos. Elena mergulha nos mundos próximos ao que é apontado na escrita de Chico, e assim, passa mais de cinco horas debruçada em palavras, memórias e sentimentos.

Bonito de se ver, também, é como essa profissional entende a expansão e a função de um roteirista que mesmo sendo o primeiro espectador de uma obra, gentilmente cede ao diretor e se surpreende com a lufada de ar que é a chegada dos atores. A compreensão é superior ao ego, e isso apenas alguns poucos profissionais o têm. Elena está nesse rol seleto. Sabe quando deve ir a um set, sabe o momento em que a atuação necessita das palavras, mas também sabe descartá-las. É um prazer ver o indivíduo que exerce autoridade sem gritar, que é seguro no que faz, que sabe viver em grupo e ser único. Quem nasce para seu ofício e o exerce, traz a marca de quem nasceu para ser reconhecido e o será. Direta e altiva, assim é Elena.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA