Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 102/812 - 09-06-12
REVISTA - Folia de um cineasta

Esta semana, visitaremos o universo da Folia de Reis, visto pelo diretor Vinícius Reis, o filme, homônimo do acontecimento cultural de Parati, é sensível e nos transporta através da dor da perda de um filho, o abandono. Mas, por incrível que pareça, o filme não é sobre o abandono, mas sim sobre, como o próprio diretor coloca, “uma reconciliação com a vida”. Bianca Byington e Henrique Diaz dão vida aos pais de forma brilhante. O filme, ouso dizer, reflete o olhar emocionado de Reis e de suas impressões na infância. O jogo controverso da folia e da religião, dos personagens envolvidos, o colorido das fantasias, tudo povoa a obra de imaginação e poesia.

Porém, fantástico mesmo é ver Vinícius se relacionar com suas memórias, e assim doar toda essa rica fonte aos atores. Ao ser perguntado sobre suas influências, vemos que a própria equipe é exaltada, o fotógrafo, a arte. E como a Folia de Reis, onde um intérprete figurado no meio da procissão, depende de outro, como numa grande rede, seu trabalho, sua função está ligado à outra intimamente. Assim é Vinícius Reis também: generoso, carinhoso e reconhecedor dos profissionais que o cercam.

O que veremos nas telas nos próximos meses é um filme cheio de nuances, desenhos, e acima de tudo amor pela sétima arte. Característica impressa na fala do diretor, no universo que ele nos propõe. Ainda ouviremos falar e muito deste cineasta que se entusiasma pelo simples, pelas memórias e que com afinco estuda tanto nossos mestres atemporais.

Deleitem-se, espectadores e fãs do cinema brasileiro, coisa boa vem por aí, a julgar pelo entusiasmo com que o diretor nos conta de seu processo e do resultado que tinha acabado de ver no laboratório de revelação, a primeira cópia, a tão esperada. Ainda faltando correção e marcação de luz nesse momento de ajustes iniciais, Vinícius nos revela: “Eu sei que não está pronto, mas já estou apaixonado e feliz”, a pessoa realmente é para o que nasce.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA