Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 99/809 - 19-05-12
REVISTA - E NÓS SOMOS GRATOS

Nesta semana tivemos o prazer de receber em nossos estúdios Ney Latorraca, o grande homenageado deste ano do CINE PE. O ator entra nos estúdios e destila seu deboche e bom humor, marca inconfundível e sublinhada em sua forma de falar e pontuar suas observações. Durante a conversa com nossa apresentadora, Maria Luisa Mendonça, além de percebermos um profissional muito dedicado e saudosista de sua infância, vemos Ney Latorraca ser humano, solidário. Curiosamente o ator tem todos os seus bens já destinados a associações e instituições que cuidam de crianças e artistas.

Muito estudioso, nosso convidado nos conta como é seu processo de criação e decupagem diante de seus personagens, assim ele se mostra eternamente grato por ter sido escolhido por seus diretores. Assistindo a entrevista, temos a certeza de que só é grandioso em sua função, àquele que reconhece em seus companheiros o talento, àquele que é generoso em cena e entende que “uma andorinha só não faz verão”, sozinho não se chega a lugar algum na arte. Ney é assim.

A partir do momento que vemos o humano por trás do ator, vemos seus medos (Ney confessa que sentiu medo ao subir no palco do festival para receber a homenagem), seus valores, sua relação com a arte que escolheu, ou foi escolhido, como seu norte. O ator olha para seu passado, sua construção e não consegue desassociar o teatro, o cinema de sua maturidade e de suas experiências. O profissional das artes cênicas, e aqui me refiro ao intérprete, ao ator, quanto mais há vivência, melhor se torna. Mais observador da vida e das emoções, fica. Já dizia um amigo de trabalho, infelizmente já falecido, do próprio Ney Latorraca: Raul Cortez.

Todas essas características descritas nos parágrafos anteriores explicam de maneira simplória o porquê Ney Latorraca é o homenageado deste ano de um dos festivais mais importantes do nosso país, o porquê de ser considerado um dos grandes atores que temos, tão dedicado à sua arte. Gargalhadas à parte, é comovente vê-lo lembrar de todos que passaram em sua vida, é comovente ver um profissional bem sucedido ter gratidão por tudo o que se passou, e sonhar com o que virá como se ainda tivesse seus oito anos de idade. E que assim, a vida o conserve nos brindando com seu talento.

Marianna Rhosa


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA