Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 96/806 - 28-04-12
REVISTA - Duas cabeças, um filme, uma legião.

Dois jovens profissionais e uma vontade. Conhecer e colocar em foco a legião de artistas que através de traços, desenhos e, às vezes, de palavras transformam como muito humor o nosso olhar sobre a sociedade, o dia a dia, a vida. “Malditos Cartunistas” documentário dirigido pelos, também, cartunistas Daniel Garcia e Daniel Paiva mostra um longo e muito bem humorado panorama sobre a profissão de desenhista de humor no Brasil. O projeto desenvolvido há cinco anos teve muitas paradas e surpresas no meio do caminho como o falecimento de Glauco, artista ao qual o filme é dedicado. Mas conta com um largo e histórico trabalho de pesquisa e descoberta de um universo cultural riquíssimo que no recorte vai do Pasquim, nos anos 60, até os dias de hoje.

Felizes como criança que acaba de ganhar um novo brinquedo, os “Daniéis” receberam empolgados a equipe do Revista do Cinema. Eles contaram que não tinham ideia que seriam tão bem recebidos pelos cartunistas. Aliás, no começo da empreitada achavam que ninguém daria a menor bola para dois jovens recém formados. Muito pelo contrário! Ao todo foram entrevistados 40 desenhistas, 25 presentes na edição final. Entre eles: Laerte, Ziraldo, Arnaldo Branco, Jaguar, Ota, Reinaldo, André Dahmer... Paiva e Garcia esperam que o trabalho sirva de referência e de inspiração para a nova geração de desenhistas de humor. Uma profissão, que segundo eles, não está na moda, não dá dinheiro, não tem mercado, mas compensa tudo pela liberdade de expressão e pelo prazer da criação.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA