Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 74/784 R - 25-02-12
REVISTA - AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO – NAS ASAS DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA

A animação As aventuras do avião vermelho, do gaúcho Frederico Pinto, aposta no ingrediente básico para se tocar as crianças de espírito: a imaginação. Feito em 2D, técnica da animação clássica, o longa-metragem leva para o cinema o livro homônimo escrito em 1936 por outro gaúcho, o grande escritor Erico Veríssimo.

O filme conta a estória de Fernandinho, um garoto órfão (opção da adaptação) que ganha uma nova vida quando o pai lhe presenteia primeiro com o livro As aventuras do capitão tormenta e em seguida com um pequeno avião vermelho. A partir daí Fernandinho reinventa um mundo particular e cheio de aventuras, depois de criar uma traquitana que permite que ele caiba dentro do avião, ele ganha o mundo na companhia dos amigos Ursinho e Chocolate, dublados respectivamente por Wandi Doratiotto e Lazaro Ramos. O ator Milton Gonçalves da voz ao avião e o garoto Pedro Yan se encarregou da dublagem de Fernandinho.

Frederico Pinto contou na entrevista que ele queria uma criança de verdade para dar voz à Fernandinho, sem os vícios de dublagem, e que Pedro com apenas 8 anos, conseguiu alcançar o tom perfeito do personagem, que no filme tem também essa idade.

O diretor conheceu o livro quando procurava uma obra infantil para levar ao cinema, quando se deparou com a obra de Veríssimo não teve duvidas, ela tinha a mistura perfeita de imaginação, aventura e lirismo que ele procurava.

Frederico também é curta metragista, é dele o sensível De la pra cá, premiado recentemente em festivais como Brasília e Gramado.

Vamos esperar para ver esta aventura na tela grande, se depender da boa tradição da animação gaúcha, ele tem tudo para cair no gosto dos amantes do cinema animado.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA