Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 89/799 - 18-02-12
REVISTA - Coração do Samba. Coração de Theresa.

Ninguém discorda que o coração do samba está na bateria, assim como o TUM TUM que dá ritmo e cadência ao nosso corpo. Mas, entre saber isso e mostrar como essa “engenharia” funciona de forma tão perfeita, ao ponto de ganhar a tão esperada NOTA DEZ, há um enorme espaço. Foi exatamente com o objetivo de revelar essas entranhas que a cineasta Theresa Jessouroun, mangueirense de corpo, alma e coração, rodou o documentário Coração do Samba. E bastam alguns minutos de conversa com a diretora para ver que a relação dela com o samba vai muito além do conhecimento sobre a força musical que uma bateria poder impor a qualquer ser humano da face da terra. Para a realizadora a orquestra que rege o maior espetáculo popular do mundo é realmente a essência maior de qualquer escola de samba.

Co-produção entre Kino Filmes, TV Brasil e TV Zero, o longa-metragem detalha ensaios, a afinação dos equipamentos, a rotina da comunidade, as dificuldades e os prazeres de quem faz parte dessa turma formada por cerca de trezentos ritmistas. A maioria sem formação musical tradicional. O documentário lançado neste mês de fevereiro também será exibido pela TV Brasil a partir do segundo semestre do ano.

Salve os Mestre Ciça e sua bateria invocada! Salve Mestres Paulinho e Wallan com a swingueira bateria da Vila!

Salve Mestre Marcão e a bateria furiosa! Salve Mestres Rodney e Plínio e sua sempre afinada Beija Flor! Salve Mestres Gil e Caliquinho com a bateria Fiel! Salve o Swing de Mestre Marcone! Salve o coração verde e rosa de Mestre Ailton Nunes! Salve a pura cadência de Mestre Casagrande! Salve Mestre Thiago Diogo e seu ritmo veloz! Salve os 40 graus de Mestre Riquinho! Salve Mestre Paulo Araújo (Paulão) sempre renascendo! Salve o Tabajara do samba Mestre Nilo Sergio! E Salve os Mestres Bereco e Dudu sempre NOTA DEZ!!!!!!!!! Salve o samba, salve o coração, salve a bateria, salve CORAÇÃO DO SAMBA.

Geovana Cypreste


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA