Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 64/774 R - 11-02-12
REVISTA - Plínio Profeta e a música quadro a quadro

Se como em uma ficção um habitante do planeta Terra adormecesse por três décadas, em meados da década de 1980, acordasse agora, ficaria atônito procurando onde foi parar a música em seu formato físico e material.

Este pobre desavisado se perguntaria o que significa esta proliferação virtual de imagens em sons oferecidos no território livre da web. Mesmo que ele incessantemente procurasse pelo símbolo das gravadoras impressos nas capas dos CDs expostos nas remotas lojas do gênero, ele ficaria chocado com o enorme numero de pequenos selos impressos nos CDs que ainda insistem a circular, o que acho incrivelmente vitorioso.

Comecei esta ficção para falar do meu encontro com a musicalidade de Plínio Profeta, um músico que é múltiplo como pedem os tempos de hoje. Ele é compositor, produtor, trilheiro e por aí vai.

Seu apartamento na Lagoa é tradução deste novo ambiente musical, um home Studio repleto de instrumentos que revelam como hoje podemos fazer em casa o que antes dependia de um complexo e engenhoso processo que envolvia muita gente, entre músicos, gravadoras e produtores.

Plínio é autor de algumas trilhas sonoras premiadas, as mais recentes foram criadas para os longas Cilada.com, de José Alvarenga, e O Palhaço, de Selton Mello, dois filmes completamente diferentes entre si. O primeiro uma comédia rasgada, o segundo uma delicada e poética viagem pelo lirismo circense.

Plínio também produz diferentes artistas, de timbres e sonoridades diversas, quando indaguei sobre esta pluralidade que alcança cinema e música por caminhos tão diferentes, ele simplesmente confirmou o que nosso tempo traduz, vivemos em um universo interligado onde as influências convergem o tempo todo, multiplicando e tornando tudo mais plural.

Roberta Canuto


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA