Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 86/796 - 28-01-12
REVISTA - A magnitude da resolução da imagem

O cinema caminha ao lado da tecnologia. Vemos o surgimento de unidades e softwares desenvolvidos em prol de imagens cada vez mais próximas da realidade. Tivemos a oportunidade de vislumbrar o estudo de Elisa de Almeida, pesquisadora da nova era 4K, onde as linhas de definição são tão avançadas que atingem quase cinco vezes mais as de câmeras digitais atuais. Complementando as experiências no uso desse novo software, a diretora uniu técnicos e fotógrafos diversos do mundo em sua empreitada chamada EstereoEnsaios. O projeto consiste em somar às câmeras RED ONE usadas no filme, a tecnologia 3D e 4K. Captando imagens inesperadas e fantásticas da paisagem da Cidade do Rio de Janeiro. Ao ser projeto no Cinema Odeon, no festival CulturaDigital.Br, Elisa introduziu o espectador (que acompanha os passos da modernidade) no universo onde o filme deixa de ser apenas visual, mas sim, vivenciado. Uma forma do público quase participar daquela imagem, daquela experiência.

Como se fôssemos, em verdade, uma espécie de cabeça-câmera, que interage com os efeitos propostos. Esse foi apenas o primeiro passo para entrarmos no panorama mundial cinematográfico e o que há de mais avançado sendo explorado. Conversamos, ainda, sobre a afirmação de que o país precisa evoluir suas salas e projetores para o abastecimento de chegada desse material que está por ganhar todos os cinemas do mundo. Entrevista mais atual que essa? Impossível. Para àqueles que acompanham as preocupações dos realizadores brasileiros (assunto tão divulgado nas mídias), sabemos que a abordagem e o quão real ele é. Para os que ainda não sabem, essa é uma grande oportunidade de entender o processo. Todos, rumo ao futuro que bate à nossa porta.

Marianna Rhosa


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA