Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 85/795 - 21-01-12
REVISTA - O Cinema que faz efeito

A Farjalla FX se não for a empresa de maior representatividade em efeitos técnicos no país, é uma das mais criativas. Partindo de seu grande fundador Sérgio Farjalla e sendo herdada com toda sapiência e sagacidade por seu filho, Sérgio Farjalla Jr., durante a capitação de um material de quase duas horas, conversamos longamente, sobre o processo de manutenção e a necessidade de criação de efeitos na nossa indústria cinematográfica (aos espectadores: não se preocupem, editamos o material!)

Farjalla está incluído no nicho dos profissionais que trabalham com todos, que são requisitados todos os dias tanto pelo cinema quanto pela televisão, daqueles que não podem deixam de se informar um só segundo sobre os novos equipamentos no mercado mundial, que inventam e subvertem a física e a química para atender à criatividade dos diretores. O vasto currículo passeia entre as grandes produções como ”Tropa de Elite”, “Tropa de Elite 2”, o tão esperado “Dois Coelhos”, como também pelos internacionais “Velosos e Furiosos”, “Amanhecer” (Saga Crepúsculo), “Os Mercenários”.

Sempre muito dedicado, o técnico-empresário nos mostra o que há de mais novo em lança chamas/efeito de explosão, em máquinas, que foram adaptadas para que pudessem ser manipuladas, com toda segurança, pelos atores e um sistema incrível de manipulação de chuva e vento. Ao mesmo tempo em que vemos as técnicas desenvolvidas, vemos a expansão de uma empresa que hoje começa a realizar cursos para profissionais de outras áreas em São Paulo e começa a montar uma filial nos Estados Unidos, país tido como o berço dos filmes de ação e creditados como os melhores em termos de ação para muitos.

E a entrevista não pára por aí, Farjalla comenta a importância de se conjugar idéias de criação entre as equipes de efeitos digitais, técnicos e direção na pré-produção de um filme e detalha com grande entusiasmo os efeitos, do já comentado, “Dois Coelhos” de Afonso Poyart, que mesmo antes de sua estréia já causa rebuliço e ansiedade aos cinéfilos por seu trailer e que obviamente, o Revista do Cinema Brasileiro não poderia deixar de encaixar na mesma pauta! Para os que já viram alguma entrevista com o profissional mostrando armas cenográficas como é de praxe, nessa reportagem falamos disso, mas não é o foco. Como sempre, Farjalla surpreendendo e revelando o mundo fascinante dos efeitos! Aproveitem!


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA