Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 84/794 - 14-01-12
REVISTA - AS IARAS

Evaldo Mocarzel, à primeira vista, é exatamente o que se percebe ao passar alguns minutos entrevistando-o. Por ser um dos nossos maiores documentaristas é ágil e inteligente, talvez um dos maiores intérpretes em palavras que se encaixam com exatidão nas imagens sugeridas. Tem tanta propriedade ao descrever seus objetos de observação da vida e da cultura de um povo, que entende, ao chegar perto das mulheres, que ao norte do nosso país, vivem a partir do coco de babaçu, que seu registro documental deve partir de um olhar, de uma sensibilidade feminina.

Vendo o filme “As Quebradeiras” tem se a impressão de um mergulho profundo nas cores daquelas mulheres, a fotografia de Gustavo Hadba dialoga com perfeição com o grande significado de uma cultura intocável, quase primitiva, através do tempo. O próprio diretor se refere a esse tempo como uma trajetória circular, com uma noção de tangência do mesmo, diferente da vista nos grandes centros, já permeados de misturas sócio-culturais.

É um privilégio nos depararmos com um realizador tão grande que se coloca ao lado de um território matriarcal como um menino sedento pela imagem-retrato de um povo que carrega um Brasil legítimo nas veias. O Cinema Brasileiro é feito do brilho daquele olhar que conta como transformou senhoras quebradeiras em “verdadeiras iaras” (tomando emprestada a própria referência do entrevistado) ao entrarem num rio para que pudessem se banhar.

O fato de não haver entrevista revela a opção fantástica de que o documentado deixa-se falar em atos, em cantos entoados, na disponibilidade de abrir seus costumes a uma equipe cinematográfica. O filme de Mocarzel nos deixa mergulhados em beleza, em gratitude pelo vasto país que temos e paixão peculiar no que diz respeito à tela diante de nossos olhos.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA