Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 83/793 - 07-01-12
REVISTA - Conteúdo e Compromisso.

Diretor, produtor, roteirista, montador e professor de cinema Eduardo Escorel é um legítimo representante da sétima arte brasileira. Conhece o universo da película como poucos nos dias de hoje. Sua filmografia demonstra boa parte da trajetória cultural e social do Brasil. Mas um dos novos trabalhos do cineasta não é propriamente um filme. 1937-45 Imagens do Estado Novo é uma série para TV em formato documental.

Tranqüilo, de voz pausada Escorel contou que o projeto tem na verdade mais de vinte anos. Como o título indica, a série trata do período referido (1937-45), dando continuidade a uma série iniciada em 1990, que começou com 1930 – Tempo de revolução. Na seqüência veio 32-A guerra civil e 35-O assalto ao poder. Ambos relançados recentemente em DVD em caixa única com o título de A Era Vargas. Os documentários foram exibidos, inicialmente, na antiga TV Manchete, depois no canal SESC. A nova série, com a reprise dos anteriores, deve estrear na TV Cultura de São Paulo.

Questionado quanto aos critérios quando se faz um projeto sobre história, fatos reais, referências nacionais, Eduardo não pensou duas vezes ao dizer que o mais importante é conhecer a fundo o tema, gostar do assunto e, principalmente, ter cuidado com a pesquisa. Dessa forma haverá pouca chance de erro e conseqüentemente de pessoas reclamando ao seu ouvido.

Geovana Cypreste


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA