Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 81/791 - 24-12-11
REVISTA - INDÍGENA

Tema comumente abordado, ao começarmos a pesquisa, nossa equipe teve a grata surpresa de se deparar com um panorama completamente diferente daquele imaginado inicialmente. Encontramos filmes preocupados com as questões indígenas, entretanto desta vez, as obras passaram a dar voz ao índio. Os diretores abordados nesse programa demonstram que para chegar perto de uma tribo, ou de um povo quase marginalizado, tiveram que se envolver e viver naquela cultura para que pudessem entender suas nuances e formas de sobrevivência.

Entrando em contato com o filme “À Margem do Xingu – Vozes não consideradas” de Damià Puig, produzido por Rafael Salazar, realizadores que se propõem a questionar o modelo de desenvolvimento atual, vimo-nos submergindo nos rios dos afluentes do Amazonas e sua população ribeirinha, convivendo em harmonia com os indígenas. Todos naquele nicho da sociedade tentam com grande impulso, em uníssono, barrar o avanço das engrenagens do homem branco, em favor de todos os habitantes que ali sobrevivem. O filme é o retrato fiel da valorização de nossas terras e hábitos ancestrais, assim como também preserva em seu próprio desenrolar um cinema autoral e desbravador da necessidade humana. A restituição de nossas origens.

Parte desse acervo elucida a rede do desenvolvimento econômico-sócio-cultural de um país, tão grande territorialmente, que suas fronteiras passam a não ter mais controle de nossas misturas. Fato de suma importância esse, na compreensão de quem somos e como estamos lidando com as mudanças, que de forma alguma devem ser sinônimo de genocídio e sim de memória.

A Revista do Cinema Brasileiro traz a atualidade de um assunto que não deve ser lembrado apenas no dia 19 de abril, dia do índio, pelas escolas, mas por todo um povo que é fruto de sua existência.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA