Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 80/790 - 17-12-11
REVISTA - Reconhecimento na Tela

O cinema tem por característica singular colocar uma lente de aumento sobre as relações humanas que se formam ao longo de uma vida. Essa amplitude faz de um microcosmo, dentro de toda uma sociedade, ser um ponto de observação e reflexão da vida. Em “Paraísos Artificiais”, de Marcos Prado, a juventude da música eletrônica é apenas pano de fundo para que vejamos o despertar de um desejo entre jovens que o destino faz questão de juntá-los. A lente que o diretor usa na pesquisa da reinvenção do acaso é reveladora de sonhos juvenis.

Entrevistando o diretor e os três atores principais (Luca Bianchi, Nathália Dill e Lívia de Bueno) percebemos que foi preciso um mergulho no universo das raves, desde o conhecimento dos tipos diversos das músicas tocadas até o uso e os efeitos dos entorpecentes. O engajamento dos atores proposto pela preparadora Fátima Toledo serve de trampolim para que Prado possa exercer sua criatividade e tocar numa juventude tão presente que vive na contradição do querer se perder no tempo. A sensibilidade com que toca no assunto é nítida, falar de meninos e meninas entrando em sua fase adulta e dentro de festas que até hoje geram polêmicas, diante da morte de jovens em contradição ao entretenimento proposto.

O filme fala dessa massa de elementos que compõe a cena eletrônica, mas não trata desse assunto, tudo isso é pano de fundo de encontros e desencontros, de buscas de corações inquietos que pulsam de energia e vigor no auge de suas idades, por que assim é o ser humano: é despertado por um olhar, é cuidado por laços que não serão eternos, mas eternamente lembrados. Assim é a sétima arte, direciona o olhar e faz questionar, muitas vezes um olhar interior, profundo, onde começa as dissonâncias de cada um.

Observamos a descontração e a alegria de todos terem contado uma estória que chega aos espectadores de forma inspirada e bem construída em sua narrativa, em suas opções fílmicas. Aguardem, cinéfilos, um dos bons e gratos filmes nos será presenteado.


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA