Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
Programa - 78/788 - 03-12-11
REVISTA - Pimenta, em Cartaz

Conhecer o trabalho de artistas como o designer Fernando Pimenta, presente na mostra Cartaz em Cartaz, foi como participar de um intensivo sobre criatividade, conhecimento técnico e desenvolvimento conceitual.

Um dos maiores criadores de cartazes e vinhetas para filmes do país, Fernando ganhou prêmios dentro e fora do Brasil. Entre os destaques estão os cartazes produzidos para as campanhas dos longas Bye Bye Brasil de Cacá Diegues, Eu Sei Que Vou Te Amar de Arnaldo Jabor, A Cor de Seu Destino de Jorge Duran, Câncer de Glauber Rocha e Pra Frente Brasil de Roberto Farias. Mas conversar com o Fernando foi também uma aula sobre parte importante da história do cinema e do audiovisual brasileiro. Diretor de criação da extinta Embrafilme, nos anos 70 chegou a produzir cerca de oitenta cartazes por ano, criando obras primas que em muitos casos desafiaram a repressão artística do período.

Para entrevistar Fernando contei com o luxuoso apoio do cineasta Neville D’Almeida, amigo e admirador do trabalho de Fernando. Através das divertidas intervenções e contundentes questionamentos de Neville conheci um lado talvez pouco conhecido do designer. Por trás de uma primeira imagem despojada e educada, porém distante, há na verdade um artista tímido, criterioso e muito carismático.

Fernando sabe receber, sabe explicar e sabe ouvir, afinal tudo pode virar arte. Ao mesmo tempo que aprendia, tive a nítida sensação que estava ensinando, mesmo sem saber exatamente o que.

Sorte minha.
Geovana Cypreste


REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA